Mistérios

Descubra a Fascinante Vida de Nikola Tesla: Parte 1

Conheça o Gênio que Revolucionou a Ciência e a Tecnologia

Olá pessoal, hoje eu quero falar sobre um homem genial e além do seu tempo! No dia 10 de julho é o dia de comemorar o aniversário de Nikola Tesla, um dos nomes mais enigmáticos no mundo do STEM. Esse gênio, nascido há 167 anos, deixou um legado incrível e continua inspirando mentes brilhantes como Elon Musk e Larry Page. Para quem não sabe, STEM é o acrônimo formado pelas iniciais das palavras ciência, tecnologia, engenharia e matemática, em inglês.

Como ganhar R$ 500 em 7 dias

Imagine só se Tesla estivesse vivo hoje, ele seria um verdadeiro entusiasta da Faculdade de Matemática em Harvard, Stanford ou Oxford por exemplo. Se ele visitasse o Brasil por exemplo, eu consigo visualizá-lo imerso em sua genialidade, inventando processadores de computação quântica no Departamento de Combinatória e Otimização da USP.

Ou talvez ele estivesse fascinado pela teoria das cordas e pelas dimensões superiores, colaborando com nossos pesquisadores em Matemática Pura. Quem sabe ele não estaria abrindo novos horizontes em uma importante escola de Ciência da Computação? Assim como Tesla, a Faculdade de Matemática está sempre desbravando novos caminhos e empurrando os limites do que é considerado possível.

Ah pessoal, mas vamos logo ao que interessa! Sabemos que existe muita especulação em torno da vida e do trabalho de Tesla. É por isso que ele é tão frequentemente retratado como um gênio excêntrico.

Nikola Tesla - Desvendando os Mistérios do Gênio do Século 20
  • Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir

Mas hoje, em homenagem ao seu aniversário, vamos desvendar alguns fatos sobre Nikola Tesla, separando cuidadosamente a realidade da ficção. Afinal, essa é a melhor maneira de celebrar o legado desse brilhante inventor!

Previsões Visionárias e Invenções Revolucionárias de Nikola Tesla

Pois então pessoal, preparem-se para ficar boquiabertos! Nikola Tesla era um verdadeiro profeta do futuro, capaz de prever invenções que só se concretizaram um século depois. De acordo com o BigThink, “Tesla é responsável por uma variedade de invenções à frente de seu tempo, que têm despertado a imaginação do público. Estamos falando de tecnologia sem fio, incluindo transmissão de eletricidade sem fio, telefones celulares primitivos, veículos autônomos e voadores, assim como máquinas de pensamento e raios da morte.

Autor de 700 patentes

Acredite ou não, Tesla é o autor de mais de 700 patentes e inovações! Vou contar algumas delas, com todos os detalhes empolgantes:

  1. A bobina de Tesla – um transformador que produz eletricidade de corrente alternada em alta voltagem.
  2. A primeira usina hidrelétrica nas Cataratas do Niágara – um marco no aproveitamento da energia das quedas d’água.
  3. Uma lâmpada fluorescente – pioneira na iluminação mais eficiente.
  4. Um transmissor amplificador com o qual ele conseguia acender lâmpadas a uma distância de meio quilômetro.
  5. Um controle remoto – imagine a revolução que isso representou na época!
  6. A primeira imagem de raios X (mas o trabalho acabou em um incêndio trágico).
  7. O rádio (mas os documentos se perderam em um incêndio também).
  8. A turbina Tesla – sua invenção favorita, com uma eficiência de 98%, destinada a fontes renováveis de energia, como fluidos, mas que ainda não é comercialmente utilizada.
  9. O motor de indução – presente em aspiradores de pó e secadores de cabelo.
  10. O barco controlado por rádio que navegava sem a presença humana (ele podia controlá-lo por meio de sinais de rádio).

E não para por aí! Tesla também realizou pesquisas no campo do radar. Esse homem era simplesmente fascinante!

Ah, e mais uma coisa impressionante: Tesla dominava 8 idiomas! Ele falava sérvio-croata, tcheco, alemão, húngaro, francês, inglês, italiano e latim. Era um verdadeiro poliglota!

Tesla era um futurista que visualizou muitos dispositivos quase 100 anos antes de serem criados. Sua mente brilhante estava à frente do seu tempo, e sua genialidade continua a nos inspirar até os dias de hoje.

10. Nikola Tesla Previu os Smartphones em 1926

Agora, prepare-se para uma dose de visão futurística que vai te deixar de queixo caído! Em uma entrevista concedida a John B. Kennedy, Tesla explicou como a energia sem fio poderia nos permitir ter comunicação de longa distância:

Quando a tecnologia sem fio for perfeitamente aplicada, a Terra inteira se transformará em um imenso cérebro, que de fato é, com todas as coisas sendo partículas de um todo real e rítmico. Seremos capazes de nos comunicar instantaneamente, independentemente da distância. Não só isso, mas por meio da televisão e telefonia, poderemos ver e ouvir uns aos outros perfeitamente, como se estivéssemos cara a cara, apesar de distâncias que separam milhares de milhas; e os instrumentos que nos permitirão fazer isso serão surpreendentemente simples em comparação com os nossos telefones atuais. Um homem será capaz de carregar um desses no bolso do colete.

Quando li essas palavras eu pensei: O quê? Há mais ou menos 20 anos atrás, eu me lembro como os computadores domésticos ainda tinham aqueles monitores volumosos. Usávamos conexões discadas. Poucas pessoas que eu conhecia tinha um telefone celular. O que era essa coisa que poderia ser colocada no bolso e nos permitir ver alguém do outro lado do mundo?

Nikola Tesla - Desvendando os Mistérios do Gênio do Século 20

Mas sabia o que mais? Tesla também previu o Wi-Fi, aviões que funcionariam com energia sem fio, uma câmera de ressonância magnética e um novo mundo com mulheres no poder. Ele até desenhou alguns esboços de um raio da morte que poderia acabar com todas as guerras no futuro. No entanto, o FBI confiscou seus documentos após sua morte e negou suas alegações.

A vida de Tesla foi difícil, mas repleta de significado. E tudo começou com um grande estrondo.

09. Seu Nascimento foi um Símbolo de Luz

Continuando, a história por trás do nascimento de Tesla é simplesmente eletrizante! Ele nasceu na Croácia em 10 de julho de 1856, durante uma tempestade de raios. No meio do parto, a parteira estava preocupada, torcendo as mãos. Parecia algo ruim. O trovão era um mau presságio. Ela disse que aquele bebê seria filho das trevas. Mas a mãe de Tesla respondeu determinada:

Não, ele será filho da luz.

Mais tarde, Tesla frequentemente via luz ofuscante diante de si. Era tão intensa que embaçava sua visão. Ele não conseguia distinguir o que era real do que não era. À medida que foi ficando mais velho, ele usou esse poder em suas pesquisas. Como se aquele trovão tivesse anunciado que ele seria um cientista capaz de criar luz por meio do sistema de corrente alternada (AC).

No entanto, seu pai desejava uma vocação diferente para ele.

08. Nikola Tesla tinha uma Admiração Profunda pelo Irmão Mais Velho

Pessoal, a relação de Nikola Tesla com seu irmão mais velho era verdadeiramente admirável. Em todos os escritos de Tesla que mencionam seus irmãos, ele expressa um profundo respeito e admiração. Tesla deixou claro em sua autobiografia que seu irmão era o maior gênio que ele conheceu e que nada que ele fizesse, não importa o quanto tentasse, poderia superar a genialidade de seu irmão. Essa admiração intensa por seu irmão foi o catalisador para que Tesla buscasse constantemente superar o que ele via como a mente mais brilhante que já encontrou.

Tesla considerava Dane, seu irmão mais velho, superior em todas as coisas. Tesla era pequeno demais para montar o cavalo branco de Dane e era proibido de fazê-lo. No entanto, em um certo dia, Tesla usou uma zarabatana para atirar uma semente no cavalo enquanto seu irmão estava montado. Infelizmente, Dane caiu do cavalo e faleceu logo em seguida. O remorso acompanhou Tesla pelo resto de sua vida, e não importa o tamanho de suas descobertas e realizações, ele sempre acreditou que seu irmão faria melhor.

Desvendando os Mistérios do Gênio do Século 20

Essa história trágica demonstra o profundo impacto que a perda de seu irmão teve na vida de Tesla e como essa admiração duradoura moldou sua busca incansável por excelência em suas próprias conquistas.

07. Superação e os Efeitos de um Trauma

Após a morte de seu irmão, Nikola Tesla tentou agradar seus pais de várias maneiras, mas tudo foi em vão. Suas realizações não foram suficientes. Seus pais lamentaram a perda de seu filho durante toda a vida. Por causa disso, Nikola era uma criança muito insegura. A imagem da morte de seu irmão o assombrava durante toda a sua infância. Em alguns momentos, essa imagem se tornava tão terrível e poderosa que ele não conseguia tirá-la da cabeça. Foi nesse momento que ele começou a treinar sua consciência.

Inicialmente, ele tentava se forçar a banir aquela imagem infeliz de sua memória, imaginando objetos próximos. Aos doze anos, ele conseguiu pela primeira vez. Essa técnica funcionava algumas vezes, mas o trauma era mais forte. Não demorava muito para que a imagem vívida e quase real de seu irmão reaparecesse em sua mente. Então, Nikola tinha que se forçar a imaginar outro objeto em detalhes, e a imagem desaparecia novamente. Mas a imagem infeliz logo voltava. O garoto tinha que constantemente imaginar cada vez mais objetos para suprimir o trauma.

Finalmente, quando ele esgotou todos os objetos em sua pequena vila de Smiljan, ele começou a imaginar mundos distantes, culturas e pessoas. Em seguida, ele criava eventos a partir dessas imagens. Ele percebeu que as pessoas que conhecia durante essas jornadas mentais se tornavam tão queridas para ele quanto aquelas que conhecia na realidade. O jovem Nikola passava o dia sonhando acordado e viajando por seus mundos imaginários a noite toda.

Mas aos dezessete anos, tudo mudou para Nikola Tesla.

Já um jovem maduro, ele decidiu direcionar sua capacidade de imaginação detalhada e vívida para a criação de invenções. Sua mente estava treinada. Quando a ideia surgia, sua capacidade incrível de imaginação já era tão forte que Nikola conseguia criar um pedido de patente e testar sua funcionalidade de forma independente. Era algo miraculoso! Ele conseguia imaginar as máquinas com tanta clareza que conseguia identificar os erros em suas invenções antes mesmo de desenhar os esquemas. Após a construção, as máquinas sempre funcionavam. Depois de vinte anos de trabalho e mais de cem patentes, não houve uma única exceção a essa regra.

Desvendando os Mistérios do Gênio do Século 20

Tudo o que ele imaginava, primeiro testava em sua mente, analisava e corrigia os problemas. Só então ele construía a máquina, que sempre funcionava perfeitamente. Ele costumava dizer: “A realização prática de uma ideia bruta, como geralmente é feito, é, na minha opinião, apenas um desperdício de energia, dinheiro e tempo.

Nikola era um vencedor. O trauma que ele se lembrava durante toda a vida foi exatamente o que o tornou um gênio. Ele era único. Ele direcionou sua incrível capacidade de imaginação para o progresso de toda a humanidade. Algumas de suas invenções incluem corrente alternada, rádio, laser, geladeira e centenas de outros itens que serviram de base para futuras invenções. Sem Nikola Tesla, o século 20 não teria sido um século de progresso.

06. Graças à Cólera, Ele Não Se Tornou um Padre

A morte de Dane foi um grande choque para toda a família. Eles também acreditavam que Dane era mais inteligente do que o frágil Nikola e não tinham grandes expectativas em relação ao menino.

Mas a morte de Dane perturbou seu pai. Agora ele queria que seu filho mais novo se tornasse um padre ortodoxo como ele. Dessa forma, ele poderia frequentar uma escola mais próxima de sua vila. Uma escola técnica na Áustria atual estava fora de cogitação. No entanto, o jovem Tesla amava física e matemática.

Aos 17 anos, ele se formou no ensino médio em uma cidade próxima e voltou para a vila. No dia seguinte, ele contraiu cólera e passou 9 meses na cama. Ele esteve próximo da morte algumas vezes. Enquanto estava de cama, ele convenceu seu pai a não insistir na ideia de se tornar padre. O pai desesperado prometeu que o enviaria para estudar engenharia se Nikola se recuperasse. E ele se recuperou, usando sua perspicácia para alcançar seu objetivo.

05. Tesla Possuía Sentidos Surpreendentemente Agudos

Ele era sensível a estímulos externos. Tesla afirmava que conseguia ouvir trovões a 550 milhas de distância. Ele podia até mesmo ouvir o tic-tac de um relógio de bolso a três cômodos de distância, ou uma mosca pousando na mesa com um baque.

Quando estava na faculdade, ele descreveu o som de uma locomotiva a 30 milhas de distância como “ensurdecedor”. Os médicos acreditavam que ele estava sofrendo um colapso nervoso. Na época, ninguém estava familiarizado com a sobrecarga sensorial.

Desvendando os Mistérios do Gênio do Século 20

04. Ele Também Possuía uma Memória Fotográfica Incrível e uma Imaginação Vívida

Quando era criança, ele usava a imaginação para se acalmar à noite após pesadelos. Quando cresceu, conseguia visualizar em três dimensões.

Ele conseguia se lembrar precisamente de livros inteiros e imagens após apenas alguns minutos de observação. Ele afirmava ter um poder chamado “engenharia cerebral”. Era capaz de visualizar toda a invenção em sua mente e testar alternativas sem precisar escrevê-las. Ele imaginou seu motor elétrico durante um passeio. Estava em um parque em Budapeste recitando o Fausto de Goethe. De repente, teve a imagem de um campo magnético rotativo. Imediatamente desenhou seus diagramas na areia. Ele via sua própria mente como “o mistério insondável”.

03. Ele foi impulsionado ao Misticismo

Alguns acreditam que a morte de seu irmão Dane foi um choque tão grande para o jovem Nikola que influenciou seu comportamento e sua tendência ao misticismo.

Nos anos seguintes à morte de Dane, Nikola teve visões vívidas de fogo no ar ao seu redor. Conforme ele se tornava um adolescente, aprendeu a controlá-las. Mas mais tarde, em sua vida, ele alimentou ainda mais sua condição estranha. Ele afirmava poder se comunicar com os pombos que alimentava na cidade de Nova York.

E ele também realizava outras atividades estranhas.

02. Ele cavou valas depois de trabalhar para Edison

Tesla chegou da Europa aos Estados Unidos em 1884, com uma carta de recomendação para trabalhar com Thomas Edison. Centenas de trabalhadores eram empregados na empresa. Tesla encontrou-se com Edison apenas algumas vezes. Em uma noite, ele ficou acordado até tarde consertando um gerador. Edison percebeu o quão talentoso o jovem era.

Desvendando os Mistérios do Gênio do Século 20

Mas o jovem engenheiro trabalhou para Edison por apenas 6 meses. Talvez porque Edison prometeu pagar a ele $50.000 (equivalente a $12.000.000 hoje em dia) para projetar 24 tipos de máquinas padrão. Tesla trabalhou incansavelmente para encontrar a solução. Ele conseguiu, mas Edison disse que era uma brincadeira e nunca lhe pagou o bônus.

Muito em breve, Tesla deixou a empresa. Enquanto procurava apoiadores para sustentar sua pesquisa em corrente alternada, ele cavou valas por $2 por hora para se sustentar. Mas ele já estava de olho no futuro.

01. Há 123 anos atrás ele era um ativista de energia renovável

Em 1900, na revista The Century, Tesla escreveu um artigo intitulado “O Problema do Aumento da Energia Humana, com Referências Especiais à Captura da Energia do Sol“. Tesla discutiu como capturar o poder do sol e do vento. As pessoas estavam consumindo os recursos da Terra de maneira rápida e imprudente. Para o carvão, utilizavam apenas 2% de sua energia:

O homem que pudesse interromper esse desperdício sem sentido seria um grande benfeitor da humanidade.

Ele falava com paixão sobre ciência e tornou-se amigo de um fã de tecnologia, Mark Twain.

Este foi apenas um vislumbre da vida fascinante e das incríveis realizações de Nikola Tesla. Sua mente brilhante e seu espírito visionário moldaram o mundo em que vivemos hoje. Desde suas previsões futuristas até suas invenções revolucionárias, Tesla deixou um legado duradouro.

Mas isso é apenas o começo! Temos muito mais a explorar sobre esse gênio da eletricidade. Fique atento para a próxima parte, onde mergulharemos ainda mais fundo na vida e no trabalho de Nikola Tesla.

Enquanto isso, queremos ouvir de você! Comente abaixo com suas reações, curiosidades ou histórias relacionadas a Tesla. Compartilhe este post para que mais pessoas descubram a incrível história desse visionário extraordinário.

Junte-se a nós na celebração desse grande cientista e inventor, e fique ligado para mais conteúdo inspirador sobre Nikola Tesla!

  • Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir

Observação ética

É importante notar que alguns dos links aqui presentes são links afiliados. O que significa que, ao clicar neles e fazer uma compra, nós podemos receber uma pequena comissão. Mas é importante ressaltar que isso não afeta o preço final do produto para você como consumidor. Pois, o uso de links afiliados é uma prática comum em muitos sites e blogs. Sendo assim, nos esforçamos para manter a transparência e integridade em todas as recomendações que fazemos.

Fonte
MediumUwaterlooSpiritus

Kleber Konkah

Kleber trabalha como Designer Gráfico há 21 anos e como produtor de conteúdo há 14 anos. Pai de 3 filhas, nerd de carteirinha, assiste filmes, desenhos e séries todos os dias e ama o que faz!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo