Listas

Desvendando o Medo: 5 Cenas de Filme de Terror Que Vão Assombrar Seus Sonhos

Do arrepio na espinha ao susto inesperado: mergulhe nas cenas mais aterrorizantes do cinema.

Olá, leitores curiosos! A chegada das férias, do fim de ano, traz consigo uma atmosfera perfeita para explorar o universo do terror cinematográfico. Quem nunca sentiu aquele arrepio na espinha ao assistir uma cena que te faz questionar a coragem de desligar as luzes à noite? O cinema de horror tem nos presenteado com inúmeras experiências assustadoras ao longo dos anos, mas e as verdadeiramente épicas? Com a proposta de desbravar essa incógnita, a equipe do Duvideodó convocou seus especialistas em terror para compilar uma lista com das 5 cenas de filmes de terror mais aterrorizantes de todos os tempos.

Como ganhar R$ 500 em 7 dias

Antes de prosseguirmos, é válido destacar que houve intensos debates sobre o que define uma cena “aterrorizante” para esta lista. Estabelecemos uma regra fundamental: considerar apenas as cenas que genuinamente nos causaram arrepios, deixando de lado aquelas que apenas são famosas. Tivemos que abrir mão de cenas icônicas, como o chuveiro em “Psicose,” o suspense sutil de “O Bebê de Rosemary” e qualquer coisa dos clássicos monstros da Universal. São todas obras-primas, sim, contendo momentos grandiosos no cinema de horror. Mas, afinal, são as cenas mais assustadoras de todos os tempos? Fizemos a difícil escolha de revisitar o cânone e aposentar alguns clássicos para os propósitos desta lista. O que realmente nos assusta, a nós, fãs experientes do gênero, agora? E é isso que impulsiona nossa lista.

Sem mais delongas, vamos mergulhar nesse universo aterrador. Apresentamos as cenas mais assustadoras do cinema. Preparem-se para reviver o medo puro e descobrir se suas próprias escolhas coincidem com as nossas. Afinal, o que é o terror senão uma experiência compartilhada que nos faz questionar as sombras ao nosso redor? Embarquem nessa jornada conosco, leitores curiosos, e que a coragem esteja do nosso lado!

05. “Eu Vi o Rosto Dela” em O Chamado

Nada supera um bom susto sem depender de truques. Na verdade, está tudo relacionado à compreensão do comportamento humano. As pistas emocionais podem levar as pessoas a um estado de calma ou pânico, dependendo de mil fatores diferentes. No entanto, quando você tranquiliza alguém apenas para forçá-lo a uma sobrecarga sensorial, o impacto vai para outro nível.

  • Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir

Após o funeral de sua sobrinha Katie (Amber Tamblyn), Rachel (Naomi Watts) e seu filho vão para a recepção na casa de sua irmã. É um evento sóbrio, um lugar de grande luto. O clima é inegavelmente sombrio, mas também silencioso. Calmo.

Tanto a irmã quanto o cunhado de Rachel estão perdidos em suas próprias vidas, sem a menor ideia de como lidar com o luto. É triste. Tudo o que Rachel quer é ajudar a amenizar a dor de sua irmã. Como pode o coração de uma adolescente simplesmente… parar?

Atordoada pela inconcebibilidade de tudo, o silêncio é quebrado por um som áspero e violento. Uma porta do armário se abre, e Katie está lá encolhida, quase fetal. Seu rosto está contorcido, os olhos vazios e fixos em terror, a pele com uma tonalidade doentia de cinza, e a boca pendurada em um grito eterno.

Nos três segundos que levam para nos arrancar de nosso conforto lúgubre, nos sentimos atacados. Isso provoca uma resposta de luta ou fuga, forçando os sentidos a entrar em sobrecarga sem um momento para se orientar. É desorientador, o que só amplifica o impacto. E você nunca mais esquecerá o rosto dela.

04. Apenas Relaxando em Hereditário

Algumas das coisas mais aterrorizantes muitas vezes estão bem à vista. Elas se escondem em cantos escuros, esperando serem notadas. Mas não é até que seus olhos se ajustem que você realmente as vê. E então é tarde demais — o terror se insinuou.

No filme Hereditário (2018), Peter Graham (Alex Wolff) acorda depois de bater o próprio rosto em uma mesa na escola, quebrando o nariz. Provavelmente está com concussão, mas definitivamente está grogue. Ele se senta e chama por sua mãe, Annie, interpretada por Toni Collette, enlutada — e agora possuída. Nenhuma resposta. Apenas silêncio, imobilidade e escuridão. O quarto é enquadrado como tem sido ao longo do filme, só que agora algo está… diferente. Mas o que é?

Perchada no canto superior esquerdo do quarto está Annie, agarrada de maneira sobrenatural à parede como uma aranha. Ela não se move. Não faz nenhum som. Apenas observa enquanto Peter gradualmente sente seus olhos em suas costas, virando-se lentamente apenas para vê-la se afastar silenciosamente.

Na teoria, a parte mais chocante da cena é sua posição não humana. Na execução, a escuridão cria um tipo de camuflagem que nos aterrorizava na infância. Você não tem certeza se está vendo alguma coisa, parece meio embaçado. Mas assim que seus olhos se ajustam à falta de luz, quando eles se concentram na figura à espera, observando à vista de todos… o terror atinge como um trem desgovernado, e você esquece de respirar.

03. Cenas de filmes de terror: O Chestburster em Alien

O que resta analisar sobre a morte de John Hurt como Kane no revolucionário “Alien” de Ridley Scott em 1979 — a revelação do Chestburster é o ápice da devastação do horror de ficção científica (tão grandioso que foi satirizado por Mel Brooks em “Spaceballs”).

Kane acaba de passar um longo período com um Facehugger firmemente preso, e recupera a consciência com um apetite considerável. A tripulação da Nostromo se reúne ao redor da mesa de jantar da nave, passando pratos reidratados. Kane come alguns bocados, mas começa a agir como se estivesse engasgando ou tivesse ingerido veneno. Os colegas de tripulação olham horrorizados enquanto Kane começa a convulsionar em cima de sua festa, todos pedindo para que ele descreva sua dor interna. Então, uma explosão de névoa vermelha mancha sua camisa branca após o som de um estouro. Mais contorções e o bebê Xenomorfo incubado crescente dentro de Kane pula para fora de seu corpo, escorregadio com sangue humano quente. O alienígena infantil olha em volta para os rostos atônitos e horrorizados da tripulação, igualmente apavorado como os espectadores nos cinemas ou nos agora manchados confortos de casa.

02. Trabalho no Jardim ’86 em A Entidade

Algumas cenas do filme “A Entidade” de 2012 estão entre as cenas de filmes de terror por estarem repletas de momentos aterrorizantes. Sendo quase sacrilégio escolher apenas um, mas a cena do cortador de grama é, sem sombra de dúvida, um dos momentos mais assustadores já retratados na tela.

Ethan Hawke interpreta um homem chamado Ellison que descobre uma caixa com rolos de filme Super 8, cada um mostrando o assassinato de diferentes famílias de maneiras diversas. O rótulo “Trabalho no Jardim 86” apresenta uma figura invisível filmando uma família na chuva do lado de fora de sua casa.

A família parece estar passando um tempo de qualidade juntos, mas então o vídeo corta para a figura abrindo o portão do quintal e ligando um cortador de grama colocado do lado de fora. A câmera foca no trajeto do cortador de grama, iluminado apenas pela luz da câmera. O cortador de grama percorre um caminho reto pela grama por um curto período antes de a luz da câmera revelar a família de antes, amarrada na grama e imediatamente atropelada pelo cortador de grama.

O susto é eficaz em parte porque os sustos repentinos são uma ótima maneira de disparar a resposta de luta/fuga/imobilização. Mas ao contrário da maioria dos filmes de terror que usam som para construir a tensão antes do susto, “Trabalho no Jardim 86” surge completamente do nada, pegando a plateia desprevenida e garantindo um tremendo choque no sistema.

01. Uma das Cenas de Filmes de Terror que eu Acho Mais Perturbadora é a Hora do Lanche em A Possessão de Deborah Logan

Coloquem esta na galeria da fama dos sustos que surgem do nada e arrancam a pele do seu corpo. Este filme de terror com formato de found footage é inicialmente estruturado como um falso documentário sobre uma mulher idosa lutando contra o Alzheimer, mas os cineastas eventualmente descobrem que sua sujeita, Deborah Logan, não está doente.

Ela está possuída. Por um fantasma. De um médico canibal. Que estava tentando assassinar cinco meninas como parte de um ritual maligno. Que ela matou para salvar a própria filha.

Tudo culmina com Deborah fugindo com uma jovem para uma caverna escura para completar o ritual, com a equipe da câmera em perseguição acirrada. Enquanto a câmera e suas luzes fracas procuram desesperadamente pela caverna, a imagem se move para revelar… Deborah, com a mandíbula deslocada como uma cobra, sua boca envolvendo de maneira antinatural a cabeça inteira de sua jovem vítima, pronta para devorá-la por completo. A câmera de mão e a ausência de trilha sonora conferem uma realidade perturbadora à imagem, que simplesmente não deveria existir, especialmente porque o diretor Adam Robitel sabiamente espera até o final do filme para levar as coisas a esse extremo. É uma imagem tão chocante que se tornou um gif comum compartilhado em círculos de horror. O maior testemunho de seu sucesso é que é igualmente aterrorizante no contexto.

Conclusão: Desafie Seus Próprios Medos!

Espero que essa jornada pelas cenas de filmes de terror mais assustadores do cinema tenha despertado em você uma mistura de emoções, desde o arrepio na espinha até a curiosidade insaciável. O terror cinematográfico tem o poder de nos levar a lugares sombrios e desafiadores, testando nossos limites de medo.

Agora é a sua vez! Conte-nos nos comentários qual dessas cenas mexeu mais com os seus nervos ou se há algum momento arrepiante que acreditamos ter deixado de fora. Compartilhe suas experiências de horror favoritas e, é claro, não se esqueça de reagir com emojis abaixo deste post!

Compartilhe este post com seus amigos que amam uma boa dose de susto ou aqueles que estão em busca de uma nova experiência cinematográfica. O terror é ainda mais intenso quando compartilhado, então espalhe o medo e aproveite essa viagem emocionante pelo universo do horror no cinema.

Fique ligado no Duvideodó para mais novidades e siga-nos nas redes sociais FacebookTwitterYoutubeInstagram e TikTok!

  • Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir

Observação ética

É importante notar que alguns dos links aqui presentes são links afiliados. O que significa que, ao clicar neles e fazer uma compra, nós podemos receber uma pequena comissão. Mas é importante ressaltar que isso não afeta o preço final do produto para você como consumidor. Pois, o uso de links afiliados é uma prática comum em muitos sites e blogs. Sendo assim, nos esforçamos para manter a transparência e integridade em todas as recomendações que fazemos.

Kleber Konkah

Kleber trabalha como Designer Gráfico há 21 anos e como produtor de conteúdo há 14 anos. Pai de 3 filhas, nerd de carteirinha, assiste filmes, desenhos e séries todos os dias e ama o que faz!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo