Lendas Urbanas Macabras: Crimes Terríveis que Inspiraram Pesadelos Reais!
Desvende os mistérios por trás das lendas urbanas mais assustadoras que surgiram a partir de crimes sinistros
E aí, pessoal! Estou aqui mais uma vez, para trazer um assunto bem interessante e sinistro para compartilhar com vocês: crimes terríveis que inspiraram lendas urbanas. Sabe aqueles contos assustadores que ouvimos desde crianças? Alguns deles têm raízes em eventos reais e chocantes que aconteceram no passado. Prepare-se para mergulhar nessa jornada arrepiante enquanto desvendamos a verdade por trás dessas lendas!
Crimes terríveis são a base para muitas histórias, sejam elas apresentadas em romances, programas de TV, jogos ou podcasts. No entanto, existem alguns crimes que entraram para a história como a base de histórias de acampamento e lendas urbanas da internet. Estas são dez lendas urbanas que provavelmente tiveram origem em crimes reais.
A Babá e o Homem no Andar de Cima. O assassinato de Janett Christman
Uma jovem adolescente está sozinha em uma casa que não é sua. As crianças foram para a cama e ela está lá embaixo assistindo a um filme, pensando em ligar para o namorado vir até lá. De repente, o telefone toca. Ela atende, pensando que o namorado teve a mesma ideia, apenas para ouvir uma respiração pesada do outro lado. “Você verificou as crianças?” uma voz desconhecida pergunta.
A história da babá e do homem no andar de cima é uma lenda urbana clássica e é tão comum na cultura popular que se tornou um clichê nos filmes de terror. No entanto, a origem dessa lenda remonta a um crime ocorrido em 1950 em Columbia, Missouri.
- Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir
Uma garota de 13 anos chamada Janett Christman foi vítima de estupro e estrangulamento enquanto trabalhava como babá. A polícia relatou que acreditavam que Christman tinha tentado ligar para eles por volta das 23h na noite de sua morte. Ao entrar na casa, eles descobriram que o telefone não estava colocado corretamente no gancho. Felizmente, o bebê não sofreu nada no incidente.
Paralelos se traçaram com outro caso ocorrido em Missouri em 1946, quando uma mulher de 20 anos chamada Mary Lou Jenkins morreu estrangulada com o fio do telefone enquanto estava em casa estudando sozinha. As semelhanças entre os dois casos provavelmente ajudaram a solidificar a lenda urbana.
O Homem da Van Branca
Provavelmente você já ouviu falar de uma van branca pelo menos uma vez na vida, principalmente quando era criança. Aqui no brasil é a lenda do carro preto!
Nos Estados Unidos, esta é uma lenda urbana bem conhecida. Dizem que homens sequestram crianças oferecendo doces para atrair suas vítimas para dentro de vans brancas. De 1970 a 1973, houve um serial killer e predador de crianças ativo no Texas chamado Dean Corll.
Corll trabalhava na empresa de doces de sua mãe e era conhecido por oferecer doces às crianças. Ele fazia isso com tanta frequência que as autoridades da escola primária local até pediram para ele parar, porque as crianças atravessavam a rua movimentada quando o viam, pois sabiam que ele tinha doces. Muitos conheciam Corll por dirigir uma van branca. Relatos contam que viram pelo menos duas de suas vinte e oito vítimas pela última vez entrando nessa van antes de desaparecerem.
O filme Telefone Preto (2022) conta a história de um sequestrador que usa uma Van Preta, a premissa do filme se parece muito com a lenda!
Doces Envenenados – Um dos Crimes Terríveis que Mancharam o Halloween
Já que estamos falando de Corll, vamos falar também sobre o outro Homem dos Doces, Ronald Clark O’Bryan. No Halloween de 1974, Timothy O’Bryan de oito anos reclamou de dor de estômago depois de comer uma bala em pó com canudinho. Infelizmente, ele faleceu a caminho do hospital. Desconhecido para o restante da comunidade, Ronald Clark O’Bryan, pai de Timothy, estava enfrentando dificuldades para manter um emprego e acumulou uma dívida considerável.
Para resolver seus problemas financeiros, O’Bryan cometeu um crime terrível: deu aos seus filhos, doces Pixy Stix adulterados com cianeto, alegando que eram de um vizinho, planejando receber o dinheiro dos seguros de vida após suas mortes.
O legista confirmou que a causa da morte foi envenenamento por cianeto, afirmando que o menino tinha um forte cheiro de amêndoas. Portanto, ao realizar os testes, o legista constatou que havia cianeto suficiente em seu corpo para matar três homens adultos.
Mas a polícia investigou e rastreou o veneno até o pai quando surgiram relatos de que ele estava perguntando onde poderia comprar cianeto. Até hoje, não se registrou outro relato de uma criança falecendo por causa de doces envenenados recebidos de um estranho. Mas o crime terrível de O’Bryan manchou para sempre o Halloween e deu aos pais de todo o país um novo medo.
O Homem do Gancho está entre os Crimes Terríveis que Deixou uma Marca na História
O Homem do Gancho é uma lenda urbana clássica. Um casal estaciona em um local isolado e ouve uma notícia no rádio de que um homem com um gancho na mão fugiu do hospício local. O casal ouve um barulho alto do lado de fora do carro e, incomodados, decidem ir embora. Ao voltarem para casa, encontram um gancho cravado na porta do carro.
Houve vários serial killers que miraram casais ao longo das décadas, mas antes dos Zodiacs e dos Filhos de Sam do mundo, houve os Assassinatos do Luar de Texarkana. Em 1946, um casal precisou sair do carro sob a mira de uma arma enquanto estavam estacionados em uma estrada isolada. O agressor mascarado os agrediu e os atacou, mas felizmente não conseguiu matar o casal porque viu faróis se aproximando e fugiu.
Infelizmente, outros não tiveram a mesma sorte e perderam suas vidas para esse mesmo agressor. Um total de duas mulheres e três homens foram vítimas do terrível crime do Assassino Fantasma de Texarkana, que desapareceu e nunca foi identificado. Até hoje, nunca identificaram o assassino, permitindo que os Assassinatos do Luar de Texarkana se tornassem uma lenda.
A lenda urbana do Homem do Gancho começou por volta do final da década de 1950, cerca de 10 anos após o reinado de terror do Assassino Fantasma.
O Assassino por Trás do Armário de Remédios
Essa lenda urbana em particular ficou popularizada nos anos 90 pelo filme Candyman. No filme, a personagem principal mostra como não há uma parede atrás do armário de remédios e, ao remover a parte de trás, é possível ver o apartamento ao lado. Também há um assassinato no filme atribuído a um homem que rasteja através de um armário de remédios.
Em 1987, uma mulher chamada Ruthie Mae McCoy morreu assassinada em seu apartamento em Chicago por um homem que rastejou através de seu armário de remédios. McCoy ligou para a polícia, dizendo que um homem estava tentando entrar em seu apartamento pelo armário do banheiro. Mais tarde, encontraram ela cravada de tiros.
Posteriormente criticaram a polícia local por sua falta de ação, pois bateram na porta dela, mas não entraram. Eles apenas fizeram a vistoria no apartamento após vários dias depois de sua morte. Os moradores do prédio não ficaram nem um pouco surpresos, devido à alta taxa de crimes terríveis na área.
Alguns relataram que muitas pessoas sabiam da falta de paredes entre os armários de remédios. Além disso, muitos relataram outras ocorrências usando o mesmo método de invasão de apartamentos pelo menos um ano antes do assassinato de McCoy.
Dentre os Crimes Terríveis surgiu também a Lenda do Homem do Saco
El Hombre del Saco é o bicho-papão da Espanha, frequentemente retratado como um homem idoso que carrega um grande saco onde coloca crianças malcomportadas. Muitas culturas retratam suas figuras de bicho-papão como um homem com um saco. Porém El Hombre del Saco talvez seja a única versão que inspirou um assassinato.
O Crime de Gador é um famoso caso de assassinato que ocorreu em 1910 na Espanha. Na ocasião, encontraram o corpo de um menino morto à beira de uma estrada com ferimentos na cabeça e no abdômen. Após algumas investigações, atribuíram o crime a um barbeiro chamado Francisco Leona, que admitiu ter sequestrado o menino colocando-o em um saco. Em seguida, ele o levou para uma fazenda desabitada, onde o assassinato ocorreu.
O objetivo do assassinato era colher o sangue e os órgãos do menino como uma cura para a tuberculose, pela qual Leona recebeu o equivalente a cerca de R$ 87.840 (nos dias de hoje) para executar o crime.
O Corpo no Colchão do Hotel
Este é um dos poucos mitos em que houve várias instâncias de sua ocorrência, seja o corpo realmente dentro do colchão ou simplesmente descansando debaixo da cama. O relato mais antigo encontrado aconteceu em 1999, e o relato mais recente em 2019.
Em 1999, encontraram o corpo de Saul Hernandez debaixo de uma cama no Burgundy Motor Inn, em Atlantic City. Dois turistas alemães haviam passado a noite no quarto e realmente dormiram sobre o corpo a noite toda devido ao cansaço e à incapacidade de encontrar a origem do mau cheiro. No dia seguinte, ao chamar a equipe de limpeza para localizar a fonte do odor, descobriram o corpo de Saul.
O relato mais recente envolve uma mulher chamada San Juana Marcias. Encontram a mulher dentro da estrutura de uma cama de um hotel em Austin. No entanto, a descoberta do corpo só aconteceu vários dias após sua morte.
De acordo com as investigações do caso, os policiais ligaram o assassinato ao namorado de Marcias, Jamie Wingwood. Jamie estava em Louisiana quando a polícia o encontrou. Em seguida, os efetivos policiais iniciaram uma longa perseguição que levou cerca de uma hora, terminando com Wingwood batendo o carro.
O Eremita – Uma História de Isolamento
Os proprietários de casas de férias em North Pond estavam enfrentando um problema muito estranho. Por vinte e sete anos, havia relatos consistentes de itens roubados das cabanas.
O estranho nesse problema era que nunca levavam nada de valor das cabanas. O que desaparecia eram suprimentos básicos: comida, cobertores e coisas desse tipo. Houve um incidente particularmente estranho em que a única coisa levada foram todas as baterias da casa.
Assim nasceu a lenda do Eremita de North Pond. Era inegável que alguém estava roubando suas cabanas, mas já se passaram 27 anos e ninguém tinha visto o perpetrador.
Eis que surge Christopher Thomas Knight, um homem que viveu em isolamento por vinte e sete anos. Ele entrou na floresta aos vinte anos e ficou lá sem contato humano até sua prisão em 2013. Knight foi condenado a sete meses de prisão pelos furtos, que ele confirmou serem cerca de 40 por ano.
O Senhor dos Escravos – Um Crime Terrível que Assombrou a Internet
Dos anos 90 ao início dos anos 2000, o medo infantil de receber uma corrente de mensagens se tornou um temor muito adulto. Uma mensagem apareceu nos emails de muitas mulheres nos Estados Unidos, avisando-as a não interagir com um usuário da internet que se autodenominava “Slavemaster” (Senhor dos Escravos). Dizia-se que Slavemaster havia matado cinquenta e seis mulheres, e o e-mail terminava dizendo para o leitor enviar para seus amigos para mantê-los seguros.
Em 2000, um homem chamado John Robinson foi preso por seus crimes terríveis, depois que as autoridades encontraram os corpos de quatro mulheres em sua propriedade. Robinson supostamente percorria fóruns de BDSM em busca de vítimas, usando o nome de usuário Slavemaster.
Como a maioria das lendas, a corrente de mensagens do Slavemaster continuou aparecendo nas caixas de entrada mesmo após a prisão de Robinson.
O Desafio da Baleia Azul – Um Jogo Perigoso com Consequências Mortais para Crianças
E por fim, temos o Desafio da Baleia Azul que ganhou destaque em 2019 como um desafio perigoso da internet que encorajava as crianças a se machucarem. O Desafio da Baleia Azul supostamente começou na Rússia. Dizia-se ser um jogo em que os participantes recebiam cinquenta tarefas para serem concluídas ao longo de cinquenta dias, sendo a tarefa final tirar a própria vida. A história começou após a morte de uma adolescente russa em 2015, que postou uma selfie com a legenda “Nya, adeus” antes de tirar a própria vida.
Conforme os rumores sobre o desafio se tornaram mais comuns, sua morte foi atribuída à sua participação no desafio pela comunidade da internet. Histórias do Desafio da Baleia Azul se espalharam para partes da Ásia também. O desafio se espalhou ainda mais para a Europa e os Estados Unidos, com relatos de adolescentes que morreram após participar do jogo.
Em 2016, Philipp Budeikin foi preso por encorajar adolescentes a cometer suicídio. Budeikin afirmou ser o mentor por trás do desafio, que ele havia inventado em 2013. Ele foi condenado a três anos de prisão em 2017.
Ele era o criador do desafio?
Se Budeikin era ou não o criador do desafio não pode ser confirmado. A única prova é sua palavra, que é duvidosa, no mínimo. No entanto, descobriu-se que ele teve contato online com menores de idade.
Embora não possamos afirmar que qualquer morte tenha sido atribuída diretamente ao Desafio da Baleia Azul, é muito possível que ele pretendesse manipular aqueles com quem entrou em contato para que se machucassem, apresentando-se como o mestre do jogo.
E aí, corajosos leitores, o que acharam dessas histórias sombrias baseadas em crimes terríveis, que deram origem a lendas urbanas? É incrível como crimes terríveis podem se transformar em contos assustadores que passam de geração em geração.
Então, da próxima vez que ouvirem uma lenda urbana, lembrem-se de que pode haver um fundo de verdade escondido por trás dela.
Agora é a sua vez: compartilhem nos comentários suas lendas urbanas favoritas ou histórias assustadoras que vocês conhecem. E não se esqueçam de compartilhar este post com seus amigos, se eles tiverem coragem!
- Descubra como ganhar R$ 500 em apenas 7 dias: o mapa definitivo para alcançar suas metas financeiras! Clique para descobrir